Forum Oficial do Blogue Ti Amo Sporting


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Adolfo Mourão

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Adolfo Mourão em Sab Nov 05, 2011 6:09 pm



Adolfo Mourão nasceu, em Algés, a 29 de Junho de 1912.

A sua carreira no Sporting Clube de Portugal dá uma história de encantar: de menino pobre e franzino das ruas de Algés para a equipa principal dos leões. Foi tamanha a impressão causada, que um director leonino levou-o para Alvalade e três semanas decorridas estreava-se com apenas 17 anos.

Naquela altura, o futebol dos leões atravessava uma fase de remodelação e Adolfo Mourão aproveitou com mestria a oportunidade, estreando-se no dia 17 de Fevereiro de 1929 num empate sem golos frente ao Carcavelinhos, em jogo disputado no Campo Grande, para a 8ª jornada do Campeonato de Lisboa. O treinador era o inglês Charles Bell e o capitão de equipa Jorge Vieira.

Veloz como uma seta, dono de uma finta demolidora e rematador impiedoso, Adolfo Mourão integrou uma linha avançada que os mais antigos juram ter sido tão boa, ou até melhor, que a dos Cinco Violinos: Adolfo Mourão, Soeiro (tio de Vasques), Peyroteo, Pireza e João Cruz.

A sua carreira ficou também assinalada por uma apetência especial para marcar golos ao ‘eterno rival’ Benfica, o que conseguiu por 19 vezes, facto que contribuiu para que se tornasse num dos jogadores mais queridos dos Sportinguistas. Adolfo Mourão foi o primeiro jogador da história do futebol leonino a ultrapassar a fasquia dos 100 golos, feito que ajuda a comprovar o seu enorme valor e veia goleadora.

Foi 15 vezes internacional, estreando-se a 11 de Março de 1934 (com apenas 21 anos) e despedindo-se em grande, ao marcar dois golos pela Selecção Nacional, num jogo em que Portugal derrotou a Suíça por 3-0, no dia 1 de Janeiro de 1942. Prova da sua importância à escala nacional, actuou 15 dos 16 jogos que a Selecção Nacional efectuou entre Março de 1934 e Janeiro de 1942.

De Alvalade também se despediu em glória: Jesus Correia estava a chegar ao Sporting quando Adolfo Mourão anunciou publicamente a intenção de abandonar o futebol. A 23 de Maio de 1943 recebeu a justa homenagem por uma carreira excepcional (335 jogos, 170 golos) e decidiu afastar-se. No entanto, perante a insistência de dirigentes, técnicos e companheiros de equipa, aceitou jogar ainda em 1943/1944. Nessa última temporada, com 32 anos, realizou 13 jogos tendo apontado 7 golos no Campeonato Nacional. A sua última partida com a camisola verde-e-branca foi a 10 de Junho de 1944, frente ao Benfica (vitória 3-2) na inauguração do Estádio Nacional.

Em 1977 foi distinguido com o ‘Prémio Stromp’ na categoria Saudade.

Faleceu a 14 de Julho de 1981.

Curriculum:
Nome: Adolfo Albino Mourão
Local de Nascimento: Algés
Data de Nascimento: 29 de Junho de 1912
Início de Carreira no Sporting: 1929
Internacionalizações: 15

Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
2 Campeonatos Nacionais
3 Campeonatos de Portugal
1 Taça de Portugal
10 Campeonatos de Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum