Forum Oficial do Blogue Ti Amo Sporting


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Albano - Violino

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Albano - Violino em Sab Nov 05, 2011 6:16 pm



Albano Pereira nasceu, no Seixal, a 22 de Dezembro de 1922.

Começou a jogar futebol nas ruas do seu bairro, mas foi nas camadas jovens do Barreirense que encarou o desporto mais a sério, tendo-se transferido para Alvalade a troco de 20 contos, uma quantia astronómica na altura.

De baixa estatura, compensava essa característica com uma velocidade extraordinária e, sobretudo, um desconcertante poder de drible nos confrontos directos. Albano foi um dos mais geniais jogadores portugueses de todos os tempos, um especialista das linhas (a esquerda e a final), um alimentador da vocação goleadora de todos os avançados com que jogou e, ele próprio, um jogador de remate fácil e certeiro: no total de 322 jogos oficiais pelo Sporting, apontou 153 golos, num parcial de 240 jogos e 118 golos a contar para o Campeonato Nacional.

Realizou o primeiro jogo pelo Sporting Clube de Portugal, a 12 de Setembro de 1943, diante do Fósforos na vitória leonina por 2-0. No entanto, somente quatro épocas depois é que nasceram os famosos "Cinco Violinos": Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano, marcaram uma época sem paralelo na vida dos leões. Em 1946/1947, os leões marcaram 123 golos em apenas 26 jornadas! Um recorde difícil de igualar.

Albano vestiu a camisola verde-e-branca até aos 35 anos, terminando a sua ligação em 1957, numa sentida festa de homenagem em pleno (antigo) Estádio José Alvalade.

Na Selecção Nacional disputou 15 jogos, tendo marcado três golos. A sua estreia com a camisola das "quinas" aconteceu a 5 de Janeiro de 1947, contra a Suíça, em jogo realizado no Estádio do Jamor. A 29 de Junho de1967, recebeu a Medalha de Ouro da Federação Portuguesa de Futebol e o Grau de Mérito da AF Lisboa, como reconhecimento dos relevantes serviços prestados.

Faleceu a 5 de Março de 1990 e oito anos depois foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria "Saudade".

Curriculum:
Nome : Albano Narciso Pereira
Local de Nascimento: Seixal
Data de Nascimento: 22 de Dezembro de 1922
Início de carreira no Sporting: 1943
Internacionalizações: 15

Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
8 Campeonatos Nacionais
4 Taças de Portugal
2 Campeonatos de Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum