Forum Oficial do Blogue Ti Amo Sporting


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Domingos Paciência

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Domingos Paciência em Sab Nov 05, 2011 7:18 pm




Domingos começou a jogar futebol nos infantis da Académica de Leça, mas foi no FC Porto que fez quase toda a sua formação de futebolista, sendo promovido à equipa principal na temporada de 1987/88.

Depressa se afirmou como um avançado muito hábil e com grande mobilidade, numa equipa onde ganhou 7 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 6 Supertaças, tendo sido o melhor marcador do Campeonato de 1995/96, com 25 golos apontados.

Com a chegada de Jardel perdeu espaço, porque a equipa passou a jogar com apenas um ponta de lança, e foi vendido ao Tenerife, onde esteve duas épocas.

Regressou a Portugal em 1999, e reza a história que vinha a caminho de Lisboa para assinar pelo Sporting, quando Pinto da Costa lhe ligou, convencendo-o a voltar ao Porto, onde jogou mais duas temporadas, encerrando aí a sua carreira de futebolista, que foi abrilhantada por 35 internacionalizações A, nas quais marcou 9 golos.

Começou então a trabalhar como adjunto de Ilídio Vale na Equipa B do FC Porto, assumindo o comando da mesma na época de 2004/05.
Depois de um ano parado, teve a sua primeira oportunidade como treinador de um Clube da 1ª

Liga no União de Leiria, saindo à 22ª jornada, quando a equipa ainda lutava por um lugar na Europa, alegadamente devido a desentendimentos com alguns jogadores.

Na época seguinte substituiu Manuel Machado na Académica, ainda o Campeonato ia no seu inicio, e em duas temporadas em Coimbra, conseguiu um 12º e um 7º lugar, que lhe valeram o salto para o Sp. Braga, onde foi substituir Jorge Jesus.

Em Braga começou por ser eliminado da Liga Europa por uma modesta equipa sueca, mas depois conseguiu impor as suas ideias, discutindo o titulo até à ultima jornada de um Campeonato, em que conseguiu um inédito 2º lugar, e o consequente apuramento para a pré eliminatória da Liga dos Campeões.
A época de 2010/11 voltou a ser histórica para o Sporting de Braga, que ao eliminar o

Sevilha garantiu um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde o clube minhoto ficou no 3º lugar, passando assim para a Liga Europa, onde teve um percurso sensacional, eliminando clubes como o Liverpool, o Dínamo de Kiev e o Benfica, até chegar à Final que perdeu por 1-0 com o FC Porto.

No entanto o campeonato não correu tão bem como na temporada anterior, e a equipa chegou a andar fora dos lugares "europeus", o que terá levado o Presidente António Salvador a pensar em mudar de treinador.

Essa hesitação foi aproveitada pelo então candidato à Presidência do Sporting, Godinho Lopes, para assegurar o concurso de Domingos, caso ganhasse as eleições que se realizaram em 26 de Março de 2011, o que se viria a concretizar.
Assim Domingos Paciência foi anunciado oficialmente como treinador do Sporting, no dia 23 de Maio de 2011, sendo apresentado em Alvalade, onde assinou um contrato valido por duas temporadas, no dia seguinte.

Fonte: Sporting wiki









COMUNICADO

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD informa o Mercado que o Senhor Domingos Paciência será o Treinador Principal da equipa profissional de futebol, a partir do início da próxima época desportiva de 2011/12.

Logo que o contrato de trabalho desportivo seja formalizado, o mercado será devidamente informado.

Lisboa, 23 de Maio de 2011
O Conselho de Administração,

Ver perfil do usuário

2 Re: Domingos Paciência em Sab Nov 05, 2011 7:39 pm

Domingos Paciência lamentou as ausências, em especial a de Rinaudo, para a recepção à União de Leiria, mas garante que existem alternativas de qualidade para o Sporting conseguir mais um triunfo no campeonato.
"É evidente que nunca estamos preparados para enfrentar uma onda de lesões destas. Temos pequenos problemas que se tornam grandes pois vários jogadores não podem ajudar a equipa nesta altura. No entanto, temos alternativas suficientes para dar a volta a esta situação e para ganhar o jogo de amanhã, que é o grande objetivo. Temos soluções bem fiáveis e de grande qualidade. Estou-me a lembrar de André Santos, Elias, Schaars, André Martins e até do Matías Fernández. Não estamos assim tão descalços como possa parecer" , afirmou.

Domingos mostrou-se triste pelo infortúnio de Rinaudo, considerando que o mau estado do terreno na Roménia teve influência na lesão do argentino. "Fico triste quando há lesões, principalmente com a gravidade da do Rinaudo. Deixou o grupo triste, ainda para mais sabendo do profissionalismo e do grande jogador que é o Rinaudo. A sorte procura-se. Quando acontecem estas situações, temos de entender que são momentos. Se fosse em Alvalade, de certeza que o Rinaudo não se lesionava com tanta gravidade pois a relva é muito mais macia e o pé deslizava. O terreno na Roménia estava duríssimo mas nem vale a pena agarrarmo-nos a isso. Temos de olhar para a frente, focar bem naquilo que é o dia de amanhã", disse.

A situação de Alberto Rodríguez também foi tema de conversa na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com os leirienses. "O Jeffrén, o Izmailov, o Insúa, o Onyewu e o Polga não nos poderão ajudar. O Alberto esperamos que possa ajudar-nos, porque é um sector em que temos dificuldades", acrescentou o treinador do Sporting.

Ver perfil do usuário

3 Re: Domingos Paciência em Dom Nov 06, 2011 1:10 pm

Domingos Paciência foi dar abraço a argentino ao final da manhã. Conversa durou cerca de meia hora. Médico também presente.

Domingos Paciência deslocou-se ontem à unidade hospitalar onde Rinaudo está a recuperar de uma intervenção cirúrgica para dar um forte abraço e uma palavra de conforto ao internacional argentino, pelo infortúnio que viveu no recente jogo com o Vaslui.

A lesão do jogador, elemento imprescindível para o treinador no meio-campo, não deixou indiferente ninguém directamente ligado ao futebol profissional.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum